adobestock-238267390-min-scaled

Meias elásticas: quem deve usar e quais tipos são indicados?

O uso de meias elásticas, ou meias de compressão, é recomendado para pessoas diagnosticadas com doenças no sistema circulatório. Além disso, as meias elásticas ajudam a prevenir o desenvolvimento de varizes e outras doenças venosas. Para quem passa muitas horas por dia de pé ou sentado, o item melhora a circulação do sangue nas pernas, evitando dor, cansaço e inchaço.

Contudo, é importante saber que, antes de começar a usar meias elásticas, o ideal é consultar um médico para avaliar o sistema circulatório. O material possui níveis de compressão diferentes. O especialista poderá indicar o modelo mais apropriado, conforme o peso, altura e o estado geral das veias das pernas e dos pés de cada paciente.

Benefícios das meias elásticas

As meias elásticas possuem pontos de compressão que melhoram a circulação venosa, fazendo com que o sangue retorne das pernas ao coração com mais facilidade. Por essa razão, as meias elásticas ajudam a prevenir o inchaço e as varizes, uma vez que elas normalizam a circulação do sangue nos membros inferiores.

Antes de adquirir as meias elásticas, é recomendável fazer uma consulta médica. O médico, especialista em angiologia, fará a avaliação física e, se necessário, solicitará exames de imagem para analisar os vasos sanguíneos das pernas e dos pés. As meias elásticas, em geral, são recomendadas aos seguintes casos:

  • existência de varizes e microvarizes;
  • insuficiência venosa;
  • histórico familiar de varizes;
  • histórico familiar de trombose;
  • síndrome pós-trombose;
  • gestantes;
  • trabalho em pé ou sentado;
  • viagens longas;
  • cansaço, dor e inchaço nas pernas;
  • durante o repouso pós-operatório.

As meias elásticas são contraindicadas em caso de insuficiência cardíaca, isquemia, infecções, feridas nas pernas ou pés, além de quadros de alergia aos materiais utilizados na confecção do produto. Portanto, antes de adquirir o item, faça uma consulta médica.

Tipos de meias elásticas de compressão

Meias elásticas de suave compressão

Este modelo, em geral, é indicado para pessoas que passam muitas horas sentadas ou em pé. Podem ser usadas durante viagens longas, após o parto e por mulheres que fazem uso de pílulas contraceptivas. Quem tem histórico familiar de varizes também deve usar meias elásticas de suave compressão. O objetivo desse tipo é melhorar a circulação sanguínea, prevenindo dores, inchaço e varizes.

Meias elásticas de média compressão

O modelo é indicado para aqueles que sofrem com má circulação, ou seja, quem já desenvolveu as varizes, sente muito cansaço nas pernas, inchaço ao final do dia. Também deve ser utilizada antes e após uma cirurgia. Contudo, só devem ser usadas com prescrição médica.

Meias elásticas de alta compressão

Este tipo é recomendado aos casos mais graves de má circulação, isto é, a pacientes diagnosticados com doenças venosas em estágio avançado. Elas ajudam a melhorar a circulação em quadros de edemas graves, úlceras venosas pós-trombose, elefantíase e dermatofibrose. Somente o médico poderá avaliar o estado geral do paciente, antes de prescrever o uso de meias elásticas.

O ideal é colocar as meias elásticas logo após acordar, para evitar a dilatação das veias. Apesar de resistentes, é importante seguir as instruções do fabricante com relação à melhor forma de colocá-las e retirá-las. A lavagem deve ser feita apenas com água e sabão neutro. Seguir as orientações aumenta a durabilidade das meias elásticas de compressão.

Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Angiologia e Cirurgia Vascular.

Ortopedista e Traumatologista em Rio Negro

O que deseja encontrar?

Compartilhe