O inchaço nas pernas é um problema que incomoda muitos homens e mulheres nas mais variadas idades. As causas são as mais diversas, no entanto, as principais são:
- má circulação da corrente sanguínea;
- alterações hormonais;
- altas temperaturas, que também contribuem para que as pernas fiquem inchadas.
O fato é que o inchaço, além de trazer um incômodo estético, traz também desconforto. Apesar da maioria dos casos se tratar de algo simples e fácil de resolver, o inchaço nas pernas também pode ser sinal de que algo mais grave está acontecendo.
Por isso, é preciso tomar cuidado e contar com a ajuda de um profissional, principalmente quando os cuidados que forem aqui citados não mostram efeito.
O inchaço normal é aquele que acontece vez ou outra, sem regularidade. Agora, quando se torna algo recorrente, existem grandes chances de se tratar de algo mais grave, como problemas circulatórios. Nesses casos, a visita a um cirurgião vascular, ou angiologista, é imprescindível.
Quando feito na hora certa, ou seja, logo que se percebe o problema, o acompanhamento médico elimina a necessidade de uma cirurgia, por exemplo. Portanto, fique atento aos sinais.
O que fazer para diminuir o inchaço das pernas?
Quando o inchaço acontece em episódios isolados, ou seja, quando não é frequente, alguns cuidados podem ajudar a reduzir esse incômodo. Descubra a seguir.
- Praticar atividades físicas
A atividade física é a melhor forma de combater o inchaço nas pernas. Quanto mais exercícios você realizar, melhor será a sua circulação sanguínea, e menos chances você terá de desenvolver inchaço nas pernas.
Lembre-se que, para que isso funcione de fato, é preciso ser constante. Ou seja, pelo menos trinta minutos de atividade física, por pelo menos três vezes na semana.
Se você não tem tempo de ir à academia, pode fazer uma caminhada, andar de bicicleta, dançar ou qualquer outro esporte que lhe agrade.
- Elevar as pernas
Provavelmente, você já viu alguém fazendo isso em algum momento. Após um longo dia de trabalho, as pernas podem ficar inchadas. Uma forma de resolver isso é relaxar, colocando as pernas para cima, seja no encosto do sofá ou da cama.
Você também pode usar travesseiros como apoio, colocando as pernas apoiadas sobre eles.
- Evitar a mesma posição por longos períodos
Para quem trabalha sentado o dia todo, as chances de ter as pernas inchadas no final do dia são maiores. Para evitar que isso aconteça, procure levantar de hora em hora e dar alguns passos. Isso ajudará a prevenir o inchaço.
O mesmo serve para pessoas que trabalham o dia todo de pé. As pernas precisam descansar e, para isso, tome o cuidado de sentar por alguns minutos ao longo do dia.
- Usar meias de compressão
As meias de compressão também são uma forma de diminuir o inchaço nas pernas. Elas exercem uma pressão sobre os membros, ajudando o sangue a circular mais facilmente. Para que você entenda melhor: as meias atuam como uma bomba, que leva o sangue dos pés para o coração.
Quer saber mais? Clique no banner!